Meus esportes favoritos e informação sobre esses esportes tudo contado da minha maneira. Vou começar falando sobre como surgiu o Esporte e as Regras

Veja os marcadores a direita

depois colocarei mais conteudo. Não esqueça das paginas na guia, que descrevem NFL, NHL NBA, Esportes redicais, Surf e muito mais.

O mundo do esporte e interessante e cheio de adrenalina. Faça essa viajem comigo

quarta-feira, 12 de outubro de 2011


RUGBY
Historia do JOGO 
E AS REGRAS DO JOGO.


a história mais conhecida e mais curta, e consta até no site da União de Rugby de alguns países, como Austrália, tamanha é a sua força. A história diz que, no ano de 1823, na Rugby School, na cidade de Rugby na Inlgaterra, um aluno chamado William Webb Ellis, tomou a bola em suas mãos e, desrespeitando as regras do futebol vigentes na região (Rugby School Football Rules), que permitia que a bola fosse segurada com as mãos, mas somente se o jogador recuasse do ponto onde pegou a bola, avançou rumo ao campo adversário, enquanto os oponentes tentavam segurá-lo para impedir a sua progressão. As regras naquela época variavam muito dependendo da cidade em que se jogava pois não havia uma federação que determinasse as regras do esporte, e carregar a bola com as mãos tornou-se um modo válido de avanço nessa região. máximo do Rugby mundial) considera essa famosa versão em conta, pois reconhece os benefícios dela e a identificação da história com os ideais do esporte que ela deve defender. é importante ressaltar que, naquela época, um try (que era chamado de touchdown, como no futebol americano hoje) não valia nada. o modo de pontuar consistia em chutar a bola entre os postes, como o drop-goal na regra atual.


Existem muitos esportes que se assemelham ao Rugby no que diz respeito ao modo de condução da bola e objetivo, alguns inclusive se mais de mil anos atrás, como o Harpustum, do século 6 e que teve origem na região de Florença, sendo chamado depois de Calcio, com regras publicadas em 1580, e consistia em um jogo onde 2 equipes com 27 jogadores deveriam conduzir a bola até o outro lado do campo adversário, em dois tempos de 50 minutos, contando ainda com juizes de campo e de linha.
Os povos celtas também praticavam um esporte semelhante ao Harpustum, conhecido como Caid, pode ter influenciado esportes mais modernos como o futebol e consequentemente, o Rugby.
Mais provável, é que o Rugby tenha se desenvolvido a partir do futebol, que, como já foi dito anteriormente, não dispunha de um conjunto de regras oficiais, e portanto, sua prática variava dependendo do local onde era praticado, recebendo a denominação de Rugby Football. O jogo praticado ali ganhou adeptos em outras regiões da Inglaterra devido a inovação de avançar com a bolas nas mãos (prática que só foi oficializada no primeiro conjunto de regras, em 1845). A prática do esporte era limitada às escolas, mas conforme o tempo passou, adultos que queriam continuar a jogar o seu esporte preferido do tempo de estudante se uniram e criaram clubes, que seguiam as regras da Rugby School, e com a disseminação do esporte, foi criado o primeiro livro de regras, em 1845. Em 1863, uma nova reunião foi realizada com o objetivo de proibir algumas práticas, como chutar adversários (hacking), e fazê-los tropeçar (tripping). Uma das escolas participantes, chamada Blackheath era contra a corrida com a bola em direção ao campo adversário. No fim, essa regra continuou incluída no jogo, provocando uma divisão nos clubes praticantes do Association Football (futebol) e do Rugby Football (Rugby).
Em 1871, foi fundada a RFU (Rugby Football Union) que oficializou as regras do Rugby. Mais tarde, o Rugby se espalhou pelos demais países bretãos (as chamadas Home Nations), Oceania e Europa, e depois para o resto do mundo.
O Rugby serviu de base ainda para o surgimento de outros esportes, que possuem suas particularidades, como o futebol americano e o futebol australiano. Existe ainda o futebol gaélico, esporte irlandês, mas que se desenvolveu separadamente do Rugby, ainda que tenha muitas semelhanças.
REGRAS BÁSICAS DE RUGBY

1- O jogo ocorre num campo de relva, de dimensões semelhantes às de um campo de futebol, que é demarcado conforme a figura abaixo.




A bola é de couro e de formato oval (maior e mais pesada que uma bola de futebol americano e sem costura).Cada equipa é constituída por 15 jogadores, podendo tomar as posições avançados e/ou três quartos ("3/4").O objectivo é colocar a bola no in goal adversário. O in goal é a área localizada imediatamente após a linha de fundo. É sempre necessário colocar a bola no chão, não serve apenas entrar com a bola na mão ou atira-la ao solo. Pode-se rematar a bola ou passá-la com as mãos. No caso do passe, a bola só pode ser lançada para trás, no caso do remate, pode-se rematar para frente. Porém, na equipa que ataca, quem estiver à frente do rematador estará impedido (fora de jogo) até que seja ultrapassado pelo rematador ou até a jogada ser concluída ( é infracção grave se o jogador impedido placar o jogador adversário que apanhar a bola). O acto de derrubar o outro jogador chama-se placagem ou placar. Só é permitido derrubar o jogador que estiver na posse da bola. Constitui infracção grave derrubar com as pernas ou passar rasteira a qualquer jogador, inclusive o que estiver com a bola. O jogo é interrompido quando a bola sai pela lateral, quando é cometida alguma infracção ou quando é marcado ensaio. Sempre que estiverem 3 ou mais jogadores em pé em contacto com a bola, ou quando um jogador for placado por outro, a bola divide o campo em duas metades, estando impedido (fora de jogo) o jogador que estiver à frente da metade correspondente ao seu campo de defesa. Os jogadores devem dar a volta nessa linha imaginária e avançar passando por cima da bola.

São infracções: Passar a bola para a frente, derrubar um jogador que não esteja em posse da bola, segurar a bola se o jogador em questão estiver deitado no chão, dentre outras.

As formações básicas são:
-MELE (8 jogadores de cada lado e a bola é introduzida no meio da formação saindo para um dos lados)
-TOUCHE ( é o lateral, uma fila de jogadores de cada lado, a bola é lançada no meio e disputada)
-RUCK (durante o jogo, os jogadores passam por cima da bola imóvel no solo)
-MAUL (durante o jogo, jogadores disputam bola em pé)




Regras em maior detalhe:
No rugby só é possível passar a bola para o lado ou para trás, sendo que os ataques decorrem das corridas com posse de bola, só é possível passes para a frente com pontapés. No chute, só podem perseguir a bola, além do chutador, os jogadores que estiverem em linha ou atrás do mesmo no momento do chute.
O tackle é feito agarrando-se o jogador adversário que está com a bola e o jogando no chão para que se possa fazer a tentativa de tomar a bola através do ruck.
Quando um jogador é ‘tacleado’ ele solta a bola e é formado um ruck podendo mais jogadores também serem adicionados eles se empurram para tentar fazer a bola ficar do lado do time, os jogadores dentro do ruck não podem usar as mãos para empurrar a bola.
O maul acontece quando três jogadores, sendo um que tem a posse da bola e mais dois, um de cada time, estão em contato. O que difere o ruck do maul é que a bola não se encontra no chão, e sim na mão do jogador. A linha de impedimento também é formada no último pé, do último homem da formação e os jogadores só podem entrar no maul por trás desse último jogador, sendo a entrada pelo lado penalizada.
Os jogadores devem manter os ombros e cabeça acima da linha da cintura, e o time que não tem a posse da bola não pode derrubar o maul intencionalmente. Também não é permitido tirar os jogadores do maul, a não ser que esse seja do time adversário e esteja do lado errado do maul.
O scrum ou formação ordenada, é uma situação frequente no rugby, geralmente é usado após uma jogada irregular ou em alguma penalização. Os atacantes das duas equipes formam uns contra os outros. O Scrum-half da equipe que não cometeu a infração insere a bola no meio do “túnel” formado pelas duas primeiras linhas de cada equipe com a finalidade de que os jogadores da sua equipe consigam ganhar a bola.
Quando a bola sai pela lateral do campo, uma das formas de repô-la em jogo é realizando um alinhamento. O hooker da equipe não responsável pelo alinhamento verificado, lança a bola por cima da cabeça no meio das duas linhas formadas por um máximo de oito jogadores de cada equipe, que tentarão pegar a bola saltando, sem haver disputas corpo-a-corpo.
No alinhamento é permitido que se levantem os jogadores no ar a fim de que se pegue a bola. Normalmente os levantados são os Segundas-Linha ou Terceiras-Linha e os que formam o “elevador” são os Pilares, dado que estes, por fazerem parte do pack, tendem a ser mais fortes, enquanto aqueles, corredores, necessitam de maior leveza e agilidade.
Alternativamente, quando a bola é posta pela lateral, a equipe adversária pode repô-la rapidamente para dentro do campo, bastando que ela cruze a linha de 5 metros, sem formação de linhas. Caso a reposição não seja imediata, deve-se proceder ao lineout.
Quando a equipe adversária chuta a bola e o jogador da outra equipe a pega sem quicar no chão e dentro da área de 22 metros, ele pode chamar um mark, que consiste na possibilidade de se dar um chute sem ter o perigo de ser bloqueado. Representa um fator de proteção para a defesa que pedindo marco com ambos os pés no chão, interrompe o jogo, tendo o defesa direito a pontapé livre da onde o mark foi pedido
Penalidades:
Existem vários tipos de penalidades no rugby, com várias formas de serem punidas. Existem 4 formas de se cobrar uma penalidade:
* Punt – Um chute para frente, visando a bola sair pela linha lateral, já que a equipe que cobrou a penalidade terá a posse de bola nesse lineout
* Scrum – Formação de um scrum,.
* Run – Simplesmente correr com a posse de bola.
* Penalty Goal – Tentativa de chute entre as traves, para marcar pontos.
Outras regras:
Tackle off ball : quando um jogador é tacleado sem a bola, se for intencional pode ser considerada como atitude anti-esportiva quase sempre punida com expulsão.
Forward pass : é marcado quando o jogador passa a bola com as mãos ao companheiro a frente de sua linha.
Offside : marcado no momento do ruck “maul” ou outras formações, um jogador adversário está a frente da linha da bola, ou seja, está em impedimento.
Knock on : quando o jogador deixa cair a bola para a frente e esta bate no chão, ocorre uma penalização chamada Avant.
Neck tackle : quando o jogador agarra o adversário por cima dos braços podendo bater no pescoço ou na cabeça que pode ocasionar cartões amarelos ou vermelhos. Por norma o cartão amarelo é sempre aplicado, considerado jogo perigoso.
Arbitragem:
No rugby existem três ou quatro árbitros, sendo três de campo. O principal árbitro apita e conduz o jogo em campo e outros dois são os laterais como os bandeirinhas do futebol. Em competições internacionais ou dentro das grandes ligas, existe ainda o arbitro de vídeo, que assiste a partida pela televisão e tem acesso a recursos para conferir jogadas nas quais os três árbitros têm dúvida ou não chegam a um consenso. Serve também para advertir ou punir jogadores que cometeram agressões contra os adversários durante a partida.
Algo interessante no rugby é que os jogadores não podem falar, discutir e jamais insultar os árbitros. Somente os capitães podem se dirigir ao árbitro, que pode punir um jogador ou o time caso tal regra seja desrespeitada.
Existem dois tipos de cartões: cartão amarelo (expulsão temporária por 10 minutos.) e cartão vermelho (expulsão permanente do jogo).




EXPLICAÇÃO MARAVILHOSA COM VIDEO DE LINDAS GAROTAS JOGANDO Rugby

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe uma mensagem e converse comigo